João Gomes no "Tiny Desk Brasil" • Fernanda Carvalho
O "Tiny Desk", um dos formatos musicais mais icônicos dos Estados Unidos, acaba de estrear uma versão brasileira. Conhecido por trazer apresentações intimistas de grandes nomes da música, o projeto da rádio NPR (National Public Radio) conquistou fãs ao redor do mundo com shows gravados em um pequeno escritório, onde o foco é dar novas versões a hits dos artistas.
O cantor e compositor pernambucano João Gomes, 23, foi o responsável por gravar o primeiro vídeo do canal brasileiro, ao lado de uma banda com formação inédita, pensada especialmente para o formato.
Em entrevista à CNN Alessandra Gambuzzi, head de conteúdo e creative solutions do Google, explicou mais sobre como o "Tiny Desk" chegou ao país.
O interesse em trazer o Tiny Desk para o Brasil nasceu de uma combinação de experimentação e aprendizado dentro do YouTube. A decisão, também é estratégica, e visa conectar ainda mais projetos autênticos de sucesso às marcas parceiras da plataforma.
"A música sempre foi um pilar central no conteúdo consumido pelos brasileiros no Youtube e encontrar um formato que unisse autenticidade, engajamento e apelo comercial foi um desafio", ressaltou Gambuzzi.
Após a onda de lives durante a pandemia e diversas tentativas de adaptar shows para o ambiente digital, a equipe percebeu que precisava de algo que fosse “endêmico da plataforma”, em outras palavras, um projeto que só faria sentido dentro do ecossistema do YouTube. Foi nesse contexto que o "Tiny Desk" se apresentou como a escolha ideal.
A produção será realizada pela Anonymous Content Brazil, que detém o licenciamento, em parceria com o YouTube Brasil.
“Eles tinham o direito de reproduzir o formato no país, e quando nos procuraram, vimos que era exatamente o que estávamos buscando. Um formato que tem o DNA da plataforma e conversa com a nossa audiência”, contou a executiva.
Depois de anos explorando diferentes linguagens musicais e formatos audiovisuais, o YouTube encontrou no projeto um símbolo de coerência entre conteúdo, cultura e comunidade.
Assim como nos Estados Unidos, a expectativa é que o "Tiny Desk" traduza a diversidade e a potência criativa da cena brasileira.
Para 2026, se planeja quatro temporadas, com cinco episódios cada. Duas temporadas serão divulgadas ainda no último trimestre de 2025, toda terça-feira.
Lançado pela rádio americana em 2008, o projeto musical recebe estrelas e revelações da música para performances ao vivo e disponibiliza o resultado em sua conta oficial do YouTube. Já passaram por lá tanto nomes consagrados no mainstream, como Taylor Swift, Dua Lipa, Justin Bieber e Adele, e artistas mais nichados ou em ascensão, como Chappell Roan, C. Tangana, Tinashe, Khalid e Jazmine Sullivan.
Fonte: CNN Brasil