Greve de ferroviários afeta linhas da CPTM em São Paulo nesta quinta-feira
Publicada em: 15/07/2021 07:12 - Notícias
Uma greve de trabalhadores afeta ao menos 4 linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na manhã desta quinta-feira (15) em São Paulo. O Metrô funciona normalmente.
A CPTM afirmou que não vai haver acionamento do sistema PAESE, de ônibus, porque as linhas atingidas fazem trajetos muito grandes. A companhia informou apenas que pediu reforço da frota municipal para a SPTrans.
Veja a situação das linhas da CPTM:
7 - Rubi: trens circulam entre Palmeiras-Barra Funda Caieiras
8 - Diamante: trens circulam entre Palmeiras-Barra Funda e Barueri
9 - Esmeralda: paralisada totalmente
10 - Turquesa: paralisada totalmente
11 - Coral: funcionamento normal
12 - Safira: funcionamento normal
13 - Jade: funcionamento normal
Não há ainda informações sobre o número de ferroviários que aderiram à paralisação. A situação mais complicada durante a manhã foi registrada na estação Grajaú, na Linha 9-Esmeralda, onde houve aglomeração de passageiros sem transporte, tentando achar alternativas para chegar ao trabalho.
O policiamento foi reforçado nos arredores da estação Grajaú justamente por causa da grande quantidade de pessoas.
A CPTM diz que a adesão total dos trabalhadores à greve nas linhas 9-Esmeralda e 10-Turquesa contraria decisão da Justiça do Trabalho que determina a manutenção de 80% dos trabalhadores no horário de pico e 60% nos demais horários.
Rodízio de veículos em SP
O rodízio municipal de veículos terminou às 5h da manhã e o uso de veículo particular de qualquer placa pode ser feito durante todo o dia na cidade. Ele volta a valer só às 23h desta quinta (15), até 05h de sexta-feira (16).
Audiência
A greve foi decidida em uma audiência de conciliação na quarta-feira (14) no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), onde a CPTM não apresentou nova proposta e a categoria ressaltou que não recebeu o programa de participação nos resultados de 2020 e não teve reajuste salarial no ano passado.
Em nota, o TRT informou que a Justiça apresentou "uma sugestão conciliatória, mas as partes não chegaram a um acordo".
Em nota, a CPTM lamentou a falta de acordo e a posição dos funcionários da categoria.
Segundo a empresa, apesar das quatro linhas paralisadas, as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade operarão normalmente nesta quinta-feira (15).
Vamos informar sobre as alterações ao longo do dia pelos nossos canais oficiais:
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site.
Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.