A supermodelo Linda Evangelista, sucesso nos anos 90, disse que ficou deformada após passar por um procedimento estético de criolipólise há mais de cinco anos. Em uma publicação no Instagram, ela contou que este foi o motivo para ter se tornado mais reclusa.

"Hoje dei um grande passo para corrigir um erro que sofri e guardei para mim mesmo por mais de cinco anos. Para meus seguidores que se perguntam por que eu não tenho trabalhado enquanto as carreiras de meus colegas têm prosperado, a razão é que eu fui brutalmente desfigurada pelo procedimento CoolSculpting de Zeltiq, que fez o oposto do que prometia", iniciou Linda.

[O procedimento] aumentou, não diminuiu, minhas células de gordura e me deixou permanentemente deformada, mesmo depois de passar por duas cirurgias corretivas dolorosas e malsucedidas. Fui deixada, como a mídia descreveu, 'irreconhecível'.

A modelo revelou ter desenvolvido hiperplasia adiposa paradoxal (HAP), uma espécie de área endurecida da gordura localizada. Ela contou que não tinha ciência do risco antes de realizar os procedimentos.

"O HAP não apenas destruiu meu meio de vida, mas também me enviou a um ciclo de profunda depressão, profunda tristeza e as profundezas da auto aversão".

No processo, tornei-me reclusa. Com este processo, estou avançando para me livrar da minha vergonha e ir a público com a minha história. Estou tão cansada de viver assim. Eu gostaria de sair pela minha porta com a mão erguida, apesar de não parecer mais eu mesma.