A onda de frio que atinge o país desde o começo da semana tem rendido imagens curiosas nas cidades do centro-oeste paulista. É o caso das mudas de eucalipto que, cobertas de gelo, ficaram com aparência de "envidraçadas" em Botucatu.

De acordo com o Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), Ibitinga ficou abaixo de zero durante a madrugada e chegou a registrar a menor temperatura da região com -2,4ºC às 7h.

Seguida de Tarumã, que fez -1,5ºC no mesmo horário. Em Assis os moradores também foram surpreendidos com -0,8ºC às 5h. Já em Paraguaçu Paulista os termômetros marcaram -0,5ºC às 6h. 

As temperaturas não ficaram negativas nesta manhã em Ourinhos (SP), mas a cidade registrou a temperatura de 1,8º C às 7h. Marília (SP) marcou 4,5ºC entre às 6h e 7h.

Botucatu (SP), apesar de estar localizada na região serrana, foi a cidade que teve a maior temperatura desta manhã com 3,3º C entre 5h e 6h. Mas mesmo como o termômetro "positivo", a cidade registrou geada, como a vista na imagem abaixo. Em um pesqueiro da cidade, a água usada para regar mudas de eucalipto de um pesqueiro congelou.

Segundo o Ipmet (Instituto de Pesquisas Meteorológicas), a temperatura às 7h em Bauru chegou a ficar em 3ºC. Na quinta (29), a cidade registrou a menor marcação do ano e também a mais baixa dos últimos 20: 2,1ºC às 7h.

Diante da queda nas temperaturas, produtores rurais da região buscaram formas de evitar uma nova perda da produção, já que a geada da última semana congelou diversas plantações.

Um dos exemplos é a equipe de voluntárias da Horta Cheiro Verde em Itatinga, que cobriu os canteiros com plásticos para proteger as hortaliças na quarta-feira (28), quando a massa de ar frio intensa chegou.