Pedro Castillo continua a ampliar a sua vantagem sobre Keiko Fujimori na apuração da eleição presidencial no Peru na manhã desta terça-feira (8) e abriu uma diferença de 98 mil votos, em um pleito atestado por observadores internacionais.


A filha do ex-ditador Alberto Fujimori convocou jornalistas no fim da noite de segunda-feira (7) para falar, sem apresentar provas, sobre a existência de fraudes. "Estamos recebendo notícias de irregularidades e por isso pedimos a ajuda de vocês, eleitores e apoiadores".


O partido de Castillo, o Perú Libre, rechaçou as acusações. "O Perú Libre jamais recorreu à fraude eleitoral. Ao contrário, sempre foi vítima dela, e, apesar de tudo, soubemos enfrentar e vencer".


A candidata da direita conservadora chegou a liderar a corrida presidencial no início da apuração, com a contagem dos votos da capital Lima e das grandes cidades, mas foi ultrapassada pelo candidato da esquerda radical com os votos do interior.


Com 94,921% das urnas apuradas, Castillo tem 50,288% dos votos válidos, contra 49,712% de Keiko, segundo o Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE, na sigla em espanhol). São 8.575.987 votos a 8.477.817, uma diferença de apenas 98.170 votos para Castillo.


Quem vencer tomará posse em 28 de julho, dia em que o Peru comemora o bicentenário de sua independência.