Abel Ferreira estreou tendo três desfalques no Palmeiras. Desde então, o número subiu para quatro atletas fora, dez, 13 e alcançou 19 ausências na classificação diante do Ceará à semifinal da Copa do Brasil. Mesmo com tantos problemas (veja a lista abaixo), o técnico português está invicto, passou por duas fases de mata-mata e tem feito o Verdão evoluir.

As adversidades apenas valorizam o bom início da atual comissão técnica no clube. Com quatro vitórias e um empate, o Verdão tem apresentado principalmente uma organização maior do que no fim da gestão de Vanderlei Luxemburgo.

Internamente, o trabalho do português é bastante elogiado. Isto já antes do surto de Covid-19, que tirou do último jogo 15 jogadores. No empate com o Ceará por 2 a 2, na Arena Castelão, o time não tinha velocistas à disposição e precisou promover a estreia do meia-atacante Marcelinho, da equipe sub-20.

Os jogadores também já fizeram comentários positivos sobre a relação com Abel Ferreira. O treinador não tem nem 20 dias no país; por isso — e pelos desfalques — um dos principais pontos no dia a dia tem sido criar uma boa comunicação com o grupo. 

"Às vezes, o treinador diz: 'pressiona, cruza'. Mas pressiona quando? Onde? Cruza para onde? O jogador se souber o porquê das coisas, vai fazer com muito mais intenção, com muito mais foco, com muito mais direção. Eu tinha isso [como atleta], de querer saber. É uma característica minha", explicou Abel à TV Palmeiras.

A sequência da nova comissão técnica teve três jogos pela Copa do Brasil (vitórias sobre Red Bull Bragantino, Ceará, além do empate na volta com o Vozão), e vitórias sobre o Vasco, fora de casa, e no confronto direto com o Fluminense, ambas pelo Brasileirão. Dando sequência à recuperação iniciada pelo interino Andrey Lopes, são nove jogos sem perder (oito vitórias e um empate). 

O time agora enfrenta o Goiás, amanhã (21), às 21h, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 34 pontos, o Verdão tenta voltar ao G4 — a equipe está na quinta colocação e vai enfrentar o lanterna, com apenas 12 pontos em 19 jogos que disputou.